sábado, 23 de março de 2013
Questões de Vestibular: Pré-história
1- sobre o período paleolítico:
I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;
II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;
III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;
IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.
Em relação às proposições acima podemos afirmar que:
2- A pré-história do Brasil tem sido alvo de reflexões e pesquisas recentes, evidenciando a existência de populações numerosas, na configuração dos sambaquis:
- No litoral do Brasil, que vai do Sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, existem aglomerados de concha, chamados de concheiras ou sambaquis, em cujo interior se encontravam vestígios dos antigos habitantes.
- Existem sambaquis com até 8 mil anos de antiguidade.
- No litoral de Santa Catarina os sambaquis atingem proporções que impressionam, com até 30 metros de altura (o que equivale a um prédio de dez andares).
- No interior dos sambaquis são encontrados esqueletos humanos, o que evidencia sua utilização para rituais funerários.
3- O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos:
- De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais.
- Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra.
- O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000anos.
- O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.
- E - o Paleolítico é caracterizado como período da pedra lascada, em que o homem era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base a caça, a pesca e a coleta.
4- A respeito do processo de evolução que favoreceu o surgimento do Homo sapiens moderno, pode-se dizer que:
- ao que tudo indica, logo que o homem moderno sugiu na África, há cerca de 120 mil anos, a diversidade ambiental do planeta induziu o processo de diversificação genética e morfológica da nossa espécie;
5- A respeito da “Revolução Neolítica”, também conhecida como “Revolução Agrícola”, é correto afirmar que:
- teve início devido a vários fatores, entre os quais as mudanças climáticas de repercussão planetária e o aumento da população humana em certas regiões do globo;
6- A passagem da locomoção quadrúpede para a bípede exigiu mudanças substanciais na estrutura anatômica do corpo. Os humanos têm membros posteriores mais curtos, uma pélvis mais achatada, dedos das mãos e pés retos, e uma região lombar reduzida quando a comparamos com as dos gorilas e chimpanzés. (LEAKEI, R. A origem da espécie humana.)
Estudos da Pré-História humana permitem concluir que o hominídeo mais primitivo é: - Australopithecus afarensis;
7- A construção da história está relacionada com a capacidade dos seres humanos de superar obstáculos. Desde os primeiros tempos, os homens e as mulheres lutaram contra as mais diversas dificuldades, buscando com suas invenções obter melhores condições de vida. Nessa construção, marcada também por inseguranças e incertezas, tivemos, no período Neolítico:
- invenções culturais expressivas, que levaram à superação de muitas dificuldades e a um maior domínio sobre a natureza;
8- Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
- os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos;
9- Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
-ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na
América (México e Peru);
10- Estabeleça a relação entre as revoluções do Período Neolítico e o surgimento do modo de produção asiático.
O modo asiático, definido a partir da propriedade estatal das terras e do poder teocrático, configurou-se no Oriente Médio e Próximo como produto das Revoluções Agrícola e Urbana, ocorridas no Período Neolítico.
11- Leia as afirmações abaixo:
- As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
- A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
- Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos.
12- No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações:
- o início do processo de sedentarização; a passagem do estado de selvageria para o de barbárie; o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio; a utilização dos animais como força complementar à do homem.
13- "A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura."
As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto: o modo de produção asiático;
14- Quais os países do Oriente Médio atual que correspondem às regiões da Antigüidade Oriental, representadas pela Mesopotâmia, Fenícia, Palestina e Pérsia, respectivamente? ERAM:Iraque, Líbano, Israel e Irã;
15- Leia as afirmações abaixo:
-A arte nasceu no Paleolítico Superior.
-Nas paredes de suas cavernas, os homens daquela época fizeram representações de cenas de caça.
-A característica dessas pinturas era o naturalismo.
-As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
-A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
-Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos.
16- Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
- Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
- As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
17- Sobre os ancestrais do homem moderno, é falso afirmar que:
-no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de Australopitecos, Pithecantropus, Sinantropus e Paleontropus, todos pertencentes à família dos homínidas;
-com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas;
-vivendo em bandos, os hominídeos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento;
-segundo estudos geológicos e paleontológicos, os ancestrais do Homo sapiens, assim como o Homo sapiens, última espécie hominídea, surgiu no Pleistoceno.
MESOPOTÂMIA
1, O primeiro código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônicos por volta de XVIII a.C. Quais os princípios fundamentais do chamado “Código de Hamurabi”
2- O surgimento do Estado no Oriente Próximo, no decorrer da segunda metade do IV milênio a.C., foi marcado por um conjunto de transformações tecnológicas, entre as quais não se inclui:
- a construção de templos e palácios, a exemplo dos zigurantes mesopotâmicos e das pirâmides egípcias;
- a agricultura irrigada, baseada na exploração das águas do Tigre, do Eufrates e do Nilo;
- a utilização da escrita hieroglífica, no Egito, e da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia;
- o advento da metalurgia do bronze, na Mesopotâmia, e do cobre, no Egito;
3- “Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado: Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.
4- No Egito e na Mesopotâmia surgiram algumas das primeiras civilizações da humanidade. Com relação ao passado e ao presente dessas regiões, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
- técnicas agrícolas avançadas, cidades sofisticadas e religiões complexas e elaboradas faziam parte do universo cultural do Antigo Egito e da Mesopotâmia;
- a maior parte da antiga Mesopotâmia é o atual Iraque, país relativamente novo que sofreu com a ditadura de Saddam Hussein, com duas guerras recentes e ocupação pelos EUA, desde 2003;
- um dos maiores problemas do atual Egito é a grande população que vive na estreita faixa do rio Nilo, onde se encontra a maioria das terras agricultáveis do país;
e valores culturais ligados ao individualismo e ao capitalismo;
- devido à expansão árabe-muçulmana, a partir do séc. VII d.C., o Egito e a Mesopotâmia foram islamizados e até hoje a maioria de seus habitantes é de origem árabe, professando a religião islâmica.
5- Localizada entre dois grandes rios, lá reinaram na Antiguidade Assurbanipal e Nabucodonosor. A Torre de Babel, os Jardins Suspensos da Babilônia e o herói mítico Gilgamesh são algumas conhecidas referências das manifestações artístico-culturais dos povos que habitavam essa região.
O texto diz respeito à antiga civilização que se desenvolveu na região que hoje corresponde ao território:
do Iraque;
6- Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional;
7- Deu-se nome de Revolução Urbana à grande transformação da Idade do Bronze, que teve como palco o Egito e a Mesopotâmia. Conquanto esse processo tenha ocasionado a passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades com comércio e artesanato especializado, pode-se ainda afirmar que:a agricultura continuou sendo a base econômica;
8- O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Tiglath-pileser III (745-728 a.C.),e conhecidos pela sua violência, foi uma criação dos: assírios;
9- A Mesopotâmia, estreita faixa de terras, foi assim denominada pelos gregos por estar entre os rios: Tigre e Eufrates;
10- Foi capital dos Assírios e local da primeira biblioteca que se tem notícia: Nínive;
EGITO
1, Em 2001, a cidade de São Paulo foi palco da exposição pioneira "A Arte no Egito no Tempo dos Faraós". Pela primeira vez foram expostas no Brasil 56 peças da milenar civilização do Egito Antigo, trazidas diretamente do acervo do Museu do Louvre, de Paris. Assim, os brasileiros tiveram oportunidade de visualizar um panorama de 3.000 anos de arte de uma das primeiras civilizações da história.
Considere as seguintes afirmativas sobre o Egito Antigo, sua história e sua religião.
-Inserido no contexto do Modo de Produção Asiático, o Egito antigo conviveu com as outras civilizações localizadas nas proximidades do Mediterrâneo Oriental consideradas as primeiras da história, como as que se desenvolveram na Mesopotâmia e na Palestina, além de fenícios e persas.
-O estudo da história egípcia nos tempos modernos começou com a descoberta da pedra de Rosetta e a interpretação dos hieróglifos pelo historiador francês Jean François Champollion (1790-1832), que em 1826 pediu ao rei Carlos X, da França, para começar uma coleção de antiguidades egípcias no Louvre, que hoje conta com mais de 60 mil itens.
2: O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre a religião egípcia podemos afirmar: O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o monoteísmo.
3: O Tribunal de Osíris
A morte sempre esteve no contexto das representações dos povos desde a antiguidade até a Idade Contemporânea. As visões e atitudes diante a morte podem ser percebidas pelo homem, em cada momento da história. Nesse sentido, pode-se afirmar que - segundo a religião do Egito, quando alguém morria era julgado pelo tribunal de Osiris. Lá, seu coração era colocado em uma parte da balança e, na outra, uma pluma de avestruz de Maát, representando a justiça. A pesagem era registrada pelo escriba dos deuses, o deus Thot. Se a balança se equilibrasse, o morto era conduzido, por Osíris, para o além.
4: Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causa naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios, é correto afirmar também que: deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
5: “... Quéops forçou todos os egípcios a trabalhar para ele... Grupos de cem mil homens trabalhavam continuamente, cada grupo durante três meses. Foram necessários dez anos de opressão do povo para a construção da estrada por onde os blocos de pedras eram arrastados... Nas obras da própria pirâmide foram consumidos vinte anos...”.
(Hérodoto. História. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988, p. 128)
Sobre a organização econômica e social no Egito Antigo,:O faraônico, salvo nos períodos de anarquia e divisão, era um reino centralizado, no qual o Estado exercia estreito controle sobre a economia do país.
6: Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar:
-As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.
-A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.
-A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.
-A gradação, a mistura de tonalidades, o claro-escuro não eram utilizados.
7: A respeito da sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que: o Estado egípcio era uma “Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo tempo um governante e um deus;
8- As manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita relação com a natureza. Por isso: os deuses assumiram formas de animais ou de forças da natureza;
9: Com relação ao Antigo Egito, assinale a alternativa verdadeira:As mastabas, as pirâmides e os hipogeus eram câmaras funerárias.
10: Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiares culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque: depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;
11: Acerca do aspecto social do Egito na Antiguidade, assinale a alternativa correta. Era uma sociedade: imóvel e hierárquica;
12: Sobre a civilização egípcia, é correto afirmar que:
-Tínis e Mênfis foram capitais do Antigo Império, caracterizado no geral pela paz, teocracia nas primeiras dinastias e construção das grandes pirâmides de Gizé, das quais a de Quéops é o maior destaque.
-A civilização egípcia pôde desenvolver-se no Nordeste africano graças ao Rio Nilo, que proporciona inundações anuais. A dependência da vida do Egito para com o grande rio foi resumida por Heródoto, “Pai da História”, na frase: “O Egito é um dom do Nilo” ou “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
-A religião foi elemento cultural que mais atuou na vida do povo egípcio, embora fosse politeísta, exceto no período do Novo Império, quando ocorreu a revolução ou reforma de Amenófis IV. Este faraó estabeleceu o culto monoteísta de Aton, simbolizado pelo disco solar.
Estão corretas:
13: Durante o Novo Império Egípcio, ocorreu a reforma religiosa. Assinale abaixo a alternativa que contenha os elementos desta reforma: instalação de um culto monoteísta liderado por Amenófis IV;
14: O faraó egípcio personificava todos os grandes poderes do Estado, sendo um deus vivo. Essa atribuição resultava numa autoridade de característica: teocêntrica;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário